Notícias
Regata Internacional Queima das Fitas
Vai decorrer neste sábado, 4 de Maio, nas águas do Rio Mondego, a 41.ª edição da Regata Internacional Queima das Fitas/Águas de Coimbra. Disputada em formato de sprint de 500m, entre a Ponte de Santa Clara e a Ponte Pedro e Inês, irá receber mais de 850 atletas de todos os escalões, de 30 clubes (incluindo 12 estrangeiros) que proporcionarão regatas altamente disputadas, a partir das 9h30 até às 17h30. A regata terminará com o Memorial José Matos, regata em shell de 8 com timoneiro.
Rui Gaspar, vice-presidente da Secção de Desportos Náuticos Associação Académica de Coimbra, referiu que “após o cancelamento das edições de 2020 e 2021 devido à Covid-19, a regata teve nas suas últimas edições um processo de recuperação, aproximando-se nesta edição dos números pré-pandemia”. Destacou ainda “o crescimento do remo adaptado, que irá contar com 20 participantes, um número nunca antes alcançado”. Está ainda confiante que nas próximas edições “vamos voltar a atingir os 1000 inscritos”.
Trata-se do maior evento desportivo da Queima das Fitas, contando ainda com transmissão de magazine televisivo na RTP2, Sport TV e Bola TV. A projecção deste evento foi, aliás, destacada pelo Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, afirmando que “a regata da Queima das Fitas é uma referência em termos internacionais da modalidade e é um evento único em Portugal”. O Vereador, sendo também atleta desta secção, confessou ainda ter um “misto de emoções”.
Para uma prova desta dimensão ocorrer, é fundamental uma logística bem organizada. Guilherme Cruz, da Comissão Organizadora da Regata, refere que “é necessária uma equipa de cerca de 50 voluntários, que além do trabalho no dia, preparam, nas duas semanas anteriores à regata, as 7 pistas, usando 8 cabos de aço com um total de 250 bóias, 7 pontões de largada e 20 poleias para arrumação de barcos. Apenas é possível organizar um evento com regatas de 4 em 4 minutos durante todo o dia”.
Filipe Carrito, do Conselho de Administração das Águas de Coimbra, mencionou a importância da ligação desta regata ao Rio Mondego e à preservação do ambiente e marcou o compromisso desta empresa municipal com a Regata. “Gostamos de fazer parte deste tipo de iniciativas e sabem que podem contar com todo o apoio para este ser um evento espectacular.”