Notícias
Campeonato Nacional de Fundo
Decorreu no passado domingo, 16 de Abril, o Campeonato Nacional de Fundo, disputado na Praia Fluvial de Azenhas d’El Rei, no concelho do Alandroal e na Albufeira do Alqueva. Numa prova que contou com a ausência de alguns clubes com expressão a nível nacional, a Académica pôde contar com 3 títulos nacionais, todos eles no escalão sénior.
Durante a manhã, disputaram-se as provas dos escalões juvenil e veteranos, na distância de 4km. No skiff juvenil, Gabriel Lopes terminou no 6º lugar. No double Artur Ribeiro e Gonçalo Franca terminaram em 5º
A fechar a manhã, os shell de 8 veterano masculino, constituído por Vítor Ribeiro, Carlos Lopes, Nuno Silva, Júlio Reis, Michael Bone, Miguel Alfaiate, Rui Dias e William Dann, com o timoneiro Tomás Gaspar, terminou a sua prova no 4º posto, tendo ficado a cerca de 30s do pódio, após aplicação dos handicaps relacionados com a idade das tripulações.
Durante a tarde decorreram as provas de juniores e seniores, na distância de 6km.Em juniores, há a destacar o 5º lugar de Carolina Rebelo e o 3º atingido pelo quadri constituído por Simão Albuquerque, Tomás Gaspar, Tomás Duarte e Dinis da Lagem. Nos seniores, a participação feminina ocorreu em 2 barcos no 2x, com um 4º (Filipa Freire/Andreia Ferreira) e 5º (Alice Moreira e Rita Rajado) lugares, e com um 6º lugar obtido no 1x por Marine Taillandier.
Os títulos estariam mesmo reservados para o fim das provas, com os seniores masculinos. Eduardo Sousa fez os 6km em 21:16.73, mais de 2 minutos à frente do 2º classificado. No 2x, a dupla Allison Russo e Marcelo Simões, com 19:21.57, venceu também com uma vantagem acima dos 20s. No 4x, os 2 primeiros lugares foram da Académica, com a vitória do conjunto António Vale, Diogo Pinheiro, Pedro Fraga e Duarte Pinheiro (18:11.28), e a “prata” pela tripulação João Piedade, Rui Pilar Guilherme Cruz e Alexandre Magalhães. Pela negativa ficou a prestação do shell de 4, que terminou em 3º lugar, abaixo do esperado.